Cross selling é uma técnica de vendas utilizada para convencer o cliente a comprar mais produtos do que havia pensado inicialmente. Seus objetivos incluem melhorar a experiência de consumo e aumentar o seu ticket médio. Logo, no momento em que o cliente se mostra interessado em comprar um produto, o seu papel é mapear outras oportunidades e tentar vender outros seguros além do auto.

            Nem todos os combos que você montar no mapeamento dos seus produtos irão funcionar. Mas, às vezes, os consumidores podem se interessar pelas ofertas que você não imaginava (ou não planejou). E por isso é importante fazer uma análise frequente do que deu resultado e do que não funcionou. Se uma oferta específica deu resultado com uma persona, então continue. Se não deu, pare de oferecer e pense em alternativas.

            Lembre-se sempre que o cross sell é uma tentativa de incorporar um produto complementar a uma venda já fechada. Por isso, seja comedido e ofereça o negócio apenas uma vez, sem ficar insistindo e sem tentar empurrar vários produtos para o consumidor. Além de desagradável, você ainda corre o risco de perder a venda certa. Seja consultivo!