A busca por novos clientes é essencial para a manutenção do negócio e no mercado de seguros, em sua grande maioria, eles chegam através de indicação. Se um cliente satisfeito orienta outro a buscar seus serviços, o esforço para captar um novo cliente é reduzido a menos da metade, além de não ter custo algum. Diante disso o costume de pedir indicações deve estar na cultura da empresa. 

É preciso entender que as indicações mais valiosas são conquistadas na gestão do relacionamento com o cliente porque eles estarão mais próximos e com uma visão privilegiada dos seus diferenciais. Mas não basta somente um bom relacionamento. É importante oferecer um serviço que realmente tenha valor para o seu cliente. Seja um consultor e não um vendedor de pastinha. 

O mesmo cliente que compra auto, pode querer comprar seguro de vida, residencial ou qualquer outro. E ao perceber que você foi importante para ele e o ajudou a resolver um problema que tinha, ele não vai ter outra alternativa senão fazer algo por você também: te indicar.

Além da indicação, a busca por novos clientes pode ser através da compra de lista de leads e/ou propagandas direcionadas. Contudo elas são pagas e mesmo que bem feitas, podem não gerar bons resultados. Então não perca tempo e simplesmente peça ao seu cliente para te indicar, o resultado dessa simples ação pode te surpreender!


Planilha de prospecção

Uma planilha para prospecção de clientes pode ser uma grande aliada do vendedor: mais controle, mais informações, mais vendas. Atividades de follow-up e o pipeline de vendas serão extremamente facilitadas com esse controle. Tudo em ordem e com as informações que você precisa. E para ajudá-lo nessa tarefa, desenvolvemos uma planilha de prospecção de clientes baseada nas necessidades dos nossos parceiros. 

Seguem algumas dicas básicas de como usar a planilha para prospecção de clientes:

  1. Disciplina: preencha sua planilha com informações diariamente!

  2. Precisão: evite excesso de abreviações ou informações digitadas rapidamente. 

  3. Seja detalhista: melhor escrever algo que depois pareça irrelevante do que deixar de escrever um detalhe importante.

  4. Use as planilhas eletrônicas disponíveis na nuvem, como as do Google Docs. Além de serem um backup automático, você poderá atualizar de onde estiver.

  5. Atualize a formatação de sua planilha, caso perceba que uma coluna a mais ou outro recurso possa melhorar seu desempenho.

  6. Aprenda a usar todos os recursos da planilha.

  7. Use cores para assinalar o status de sua prospecção, facilitando as consultas e as providências mais importantes

  8. Se você souber usar todos os recursos de uma boa planilha de prospecção de clientes, poderá criar estatísticas, gráficos e até conectá-la com outras planilhas, assim como uma de controle de clientes.